A Base Nacional Comum Curricular, na “Etapa da Educação Infantil/ 3.1 Campos de Experiências”, cita por 11 vezes a palavra corpo ou corporeidade como fase fundamental do desenvolvimento da criança, inclusive dedica um dos campos ao “Corpo, gestos e movimentos” e orienta a atuação dos gestores no seguinte sentido:
“Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.). BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acessado em 19/06/2023.
Deste modo, a fim de atender ao exposto da BNCC, o projeto tem como objetivo:
A educação física na educação infantil tem como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos no aspecto motor, intelectual, psicológico e social. Neste sentido, as atividades propostas priorizarão aspectos voltados para o desenvolvimento intelectual, psicomotor e socio afetivo, a fim de que as crianças sejam consideradas na sua integralidade. Para tal, o projeto utilizará 3 metodologias:
1º- Metodologia aberta: a principal característica dessa metodologia é buscar a autonomia da criança, a figura do professor é ser mediador no processo de aprendizagem.
2º- Método parcial: o processo de aprendizagem é uma construção pedagógica das partes até o movimento global final.
3º- Método global: esse método complementa o parcial, parte total do movimento, utilizado muito nos esportes executando a atividade por completo.
Na direção de atender a metodologia proposta, o projeto terá 1 professor formado em Educação Física e 1 estagiário da mesma área por aula, para atender as demandas das crianças.
As aulas terão como característica principal a ludicidade de acordo com o desenvolvimento motor infantil e em conformidade com a faixa etária.
Objetivo Específico:
Objetivamente o projeto, em conformidade com a BNCC, visa:
O projeto será dividido em 3 partes para atender as habilidades de acordo com a primeira infância:
1-Habilidades de estabilização: flexionar, equilibrar, estender, girar, posições invertidas – Materiais: bolas dos tipos de iniciação nº 6, nº 8, bolas de futsal infantil, voleibol, handebol, kit de bolas de tênis, raquetes, bolas de borracha, bolas suiça para Yoga cordas, colchonetes. petecas coloridas, bombas de ar para bolas, carrinho de carga para transportar os materiais, bexigas, balão
2-Habilidades locomotoras: ou seja, atividades que compreendam o andar (circuito, estafetas com obstáculos) – Materiais: corda, cones e minis cones, escada de agilidade, placas de E.V.A, bambolês, step, kit obstáculos, túnel centopeia e bastões
3-Atividades que desenvolvam o movimento manipulativo: refere-se tanto à manipulação motora rudimentar quanto à manipulação motora refinada (arremessar, chutar, rebater, agarrar) – Materiais: bolas, cones e colchonetes.
Material de consumo: tesoura, papel sulfite, cola, cartolina, papel seda, folhas EVA, tinta guache, pincéis. Serão usados para atividades manipulativas mais específicas para habilidades de coordenação motora fina.
Espelho para corpo 50 x 100 reconhecimento de si e de suas partes
Régua para medir altura avaliar, medir e ensinar as crianças sobre estaturas
Medalhas para premiação, utilizada para premiar e gratificar as crianças em momentos específicos
Armário multiuso 2 portas com chave para guardar material esportivo guardar e organizar material do projeto
Banco sueco com trave de equilíbrio 3m feito de madeira servirá para ajudar no desenvolvimento de atividades motoras com foco na habilidade de equilíbrio.
Calça professor/estagiário: serão usados por professores e estagiários. Material: corta vento tecido impermeável, prática para usar em tempo de chuva
Agasalho básico liso forrado / vestimenta professor/estagiário: serão usados por professores e estagiários. Material: corta vento tecido impermeável, prática para usar em tempo de chuva
Camiseta personalizada / vestimenta professor/estagiário: manga curta em malha, serão usadas por professores e estagiários